Notícia
18 dias de Festas de Torres Vedras
20.11.2024
img not load

Entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, ocorreu mais uma edição das Festas de Torres Vedras, ligando São Gonçalo de Lagos a São Martinho. Um evento que une a cultura, gastronomia e atividade física em torno da vinha, vinho, pastel de feijão, uvada e bolo de ferradura.

As Festas de Torres Vedras iniciaram com dois concertos, que trouxeram ao Pavilhão Multiusos músicos conceituados do panorama musical nacional, mais concretamente o T-Rex e o Rui Veloso, sendo de realçar o facto de nestes espetáculos se ter verificado uma elevada presença de público de várias gerações.

No Pavilhão Multiusos, as tradicionais Tasquinhas, voltaram a marcar presença, representadas por 11 freguesias, em que várias associações com centenas de voluntários, proporcionaram uma vasta gastronomia local, acompanhada por um programa de animação diversificado, que foi desde os ranchos folclóricos do Concelho, bandas, grupos musicais e acordeonistas. Pela primeira vez, realizou-se o concurso “Tradições à Mesa” entre tasquinhas e os vencedores foram: o primeiro Prémio foi para a freguesia de São Pedro da Cadeira com o prato “Mariscada”; o segundo Prémio coube à freguesia da Ventosa com o prato “Bacalhau com Broa” e, por último o terceiro Prémio foi atribuído à freguesia da Freiria com o prato “Cabrito à Freiria”.

Os produtores de pastel de feijão, uvada, bolo de ferradura e vinho de Torres Vedras, promoveram, deram a provar e venderam os seus produtos aos que visitavam este local. Neste âmbito, destacam-se a Padaria e Pastelaria “Massa Mãe com Alma” que venceu o concurso de pastel de feijão de Torres Vedras 2024 e os vinhos “Caves Dois Portos Reserva-Arinto” e “Caves Dois Portos Grande Reserva”, que venceram o concurso Vinho Branco e Vinho Tinto de Torres Vedras 2024.

No âmbito do Festival Internacional Acordeões do Mundo, realizaram-se vários concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, que trouxeram acordeonistas nacionais e internacionais à cidade. Ainda, as “Merendas do Acordeão” foram recebidas em várias freguesias do concelho para que as sonoridades deste instrumento fossem ouvidas por todos.

E, como nestas Festas celebramos a vinha e o vinho, é de referir algumas ações relacionadas com esta temática, para além de algumas mencionadas anteriormente: a exposição de máquinas agrícolas antigas (na Expotorres); o passeio de máquinas agrícolas antigas (pelas ruas da cidade de Torres vedras); o passeio de BTT “Rota das Adegas” (partiu do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e passou por várias adegas do concelho); Moto Tasquinhas; o “São Martinho, Compras e Vinho” que se realizou nas ruas do centro histórico de Torres Vedras, promovendo o comércio local; e a Final do Festival das Vindimas (realizada no Pavilhão Multiusos).

A atividade física também não foi esquecida nestas comemorações e, por isso realizou-se o 4º Night Urban Trail, o Torneio de Petanca e de Golfe da cidade de Torres Vedras, que trouxeram centenas de praticantes entusiastas a estas atividades. Ainda, uma referência especial para os momentos de carácter mais institucional que foi a missa em honra de São Gonçalo de Lagos (realizada na Igreja da Graça), a Sessão Evocativa do Feriado Municipal, no decorrer da qual foram entregues condecorações municipais (realizada no Teatro-Cine) e, a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia da Ventosa.

Ao nível da segurança e do socorro, de destacar a presença da Proteção Civil, Cruz Vermelha, Bombeiros Voluntários, PSP e GNR de Torres Vedras que garantiram que todas as atividades ocorressem de forma segura e tranquila.

Última atualização: 20.11.2024