
O segundo álbum do compositor e acordeonista gaúcho Roger Corrêa foi lançado nas plataformas digitais em julho de 2024. Latino Ibérico desenvolve sotaques próprios em estilos ligados tanto à música do sul do Brasil como aos vizinhos latino-americanos como Milonga, Chamamé, Chacarera, Candombe, Tango, Salsa e Choro, a partir da experimentação com a linguagem universal do Jazz.
Reconhecido por sua habilidade virtuosa e expressiva em diversos estilos musicais, Roger Corrêa aprofunda neste álbum o destaque para a produção autoral, os fundamentos do improviso e a inovação na pesquisa de novos estilos e fusões de géneros.
Ao lado do acordeonista, estão os músicos Tiê Pereira (Baixo), Edilson Forte (Piano) e Rodrigo Porciúncula (Bateria). Inspirado pelas raízes da cultura brasileira e latino-americana, resulta da união de povos originários, escravizados e ibéricos, Roger Corrêa compõe obras que têm em sua motivação estabelecer uma conexão profunda entre os diversos elementos culturais, experimentando novas possibilidades musicais.
Latino Ibérico também destaca o protagonismo de um instrumento incomum em formações desse tipo (Piano, Baixo, Bateria). A Gaita-Ponto (acordeão diatônico de botões ao invés de teclas) sempre esteve mais associada às tradições e ao ambiente agrário, enquanto o acordeão de teclas foi mais facilmente incorporado ao cenário urbano, e ao ensino formal nos conservatórios.
Esta atividade integra o(s) programa(s) Festas de Torres Vedras, Festival Acordeões do Mundo 2025
07 novembro sex, 21h30 | M/6 Teatro-Cine de Torres Vedras
Preço 5 €
Informações: 261 338 131 | teatro.cine@cm-tvedras.pt